sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Hiperdocumento


ATIVIDADE 2.8– REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA
ESCOLA MUNICIPAL BENEDITO PEREIRA LIMA
CURSISTAS: ILDENIDES SOARES RODRIGUES
                         Nilva SOARES RODRIGUES    
 
MUNICÍPIO: SÃO JOÃO DA LAGOA
FORMADORA: SUZANA ALVES ARAÚJO

Hiperdocumento
Nesta etapa do curso, após o planejamento de uma atividade envolvendo hipertexto ou internet, chegamos à fase de execução do planejamento e neste documento estamos relatando a experiência realizada. Indiscutivelmente não dá para pensar a educação hoje sem o apoio das TICs. É o momento de fazer uso dos recursos presentes nas escolas para dar mais suporte aos professores e alunos e consequentemente tornar as aulas mais significativas e atrativas. Com esse embasamento, que o planejamento foi executado pelas professoras Ildenides Gonçalves Rodrigues e por Nilva Soares Rodrigues em uma turma do 3º ano matutino (alunos que frequentam as aulas de reforço), no mês de setembro. E teve como objetivo principal levar a poesia,O Pato” de Vinicius de Moraes juntamente com a integração de várias TICs para desencadear atividades que possibilitassem desenvolver as habilidades de leitura e escrita desses alunos.  As aulas foram objetivadas com o intuito de levar o encantamento da poesia, a entonação da leitura, a magia da linguagem audiovisual para despertar nos alunos o desejo de aprender de uma forma mais atrativa, prazerosa, diferente das que estavam habituados. Antes mesmo de apresentar a poesia, foi apresentado a eles, oralmente, as atividades propostas no plano, e eles se mostraram muito interessados em participar. Logo depois, conversamos sobre poesia, a sua função e características, depois os convidamos para fazer a leitura, caprichando na entonação. Depois de explorar a leitura e a oralidade, os convidamos para ouvirem a música e assistirem ao vídeo. Ouvimos e cantamos a música várias vezes, eles adoraram a animação do vídeo. Realizaram outras atividades, sempre demonstrando muita empolgação e por fim, produziram e apresentaram textos de diferentes gêneros textuais. Para realizar essas atividades, acessaram a internet. Um grupo pesquisou sobre o pato e fez um texto informativo, outro grupo pesquisou uma receita culinária para fazer um texto instrucional e um terceiro grupo, pesquisou como fazer uma dobradura de pato, que foi usada em outra produção de texto, um convite.  A execução deste plano foi muito especial, apesar da nossa experiência como docente, tivemos a oportunidade de enriquecer nossa prática pedagógica, principalmente ao ver a alegria e o entusiasmo com que as crianças demonstravam ao realizar as atividades, que era ainda maior, quando envolvia os recursos tecnológicos. Tivemos alguns obstáculos, o baixo sinal da internet e o número limitado de computadores funcionando, mas como eram poucos alunos, conseguimos contornar os imprevistos e executar todas as atividades.  O mais relevante foi ver que os alunos realmente estavam motivados, se esforçando para superar as dificuldades que tinham ou que surgia, o que nos faz refletir ainda mais sobre o nosso papel como educadores e concluir que realmente precisamos inserir as TICs de fato, como ferramentas didático-pedagógicas no cotidiano escolar.  
Referências:
acesso em 17/09/2012



Nenhum comentário:

Postar um comentário