quarta-feira, 7 de novembro de 2012

UNIDADE 3
ATIVIDADE 3_5: BLOG - CONCEITO DE CURRÍCULO E O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS

Cursistas: Nilva Soares Rodrigues
                Ildenides Gonçalves Rodrigues      
Escola Municipal Benedito Pereira Lima
Município: São João da Lagoa
Formadora: Suzana Alves Araujo

Segundo Samuel Rocha Barros (op. cit., p. 170-1), em sentido amplo o currículo escolar abrange todas as experiências escolares.  Assim sendo, o currículo não pode ser considerado apenas uma lista de conteúdos prontos a serem transmitidos aos educandos durante o ano letivo e não se esgota na aplicação do conhecimento a experiências do cotidiano. 
O currículo é um instrumento relevante para o planejamento do educador, pois pode organizar os conteúdos e as atividades, mas não deve ser visto pelo educador como uma cartilha a ser seguida metodologicamente, deve ser usado como um norte para desenvolver a prática pedagógica, com flexibilidade de ajustes para melhor atender as necessidades dos educandos.
Levando-se em conta as particularidades de cada escola, e as exigências impostas pela era da tecnologia percebemos que o currículo atual precisa ser reformulado a partir das necessidades de cada escola e de cada aluno. Neste sentido, o currículo escolar deve ser definido como sendo todas as situações vividas pelos educandos dentro e fora da escola, seu cotidiano, suas relações sociais, as experiências vividas e adquiridas ao longo de sua existência, tendo em vista o processo ensino e aprendizagem que queremos, para quem, para quê e como?
Nessa perspectiva, o currículo deve ser pensado e construído, levando em conta o tipo de educação que almejamos e que nossos educandos necessitam para ser atuantes críticos e ativos na sociedade.

Fontes pesquisadas:
 http://pt.shvoong.com/social-sciences/education/1963614-curriculo-escolar/

Nenhum comentário:

Postar um comentário